domingo, 26 de janeiro de 2014

Pelos Olhos de Maisie


O belíssimo filme Pelos Olhos de Maisie conta a história de uma garotinha de 7 anos, vivida pela excelente atriz Onata Aprile, que se vê em meio ao fogo cruzado do divórcio dos pais e é usada como moeda de troca na briga do casal.

O pai Beale (Steve Coogan) é um galerista ausente, que sempre precisa viajar por causa do trabalho. A mãe Susanna (Julianne Moore) é uma cantora de rock em decadência que transforma tudo o que pode em discussão. Quando os dois decidem pelo divórcio, começam a disputar a guarda da garota. Ambos acabam se casando rapidamente com outras pessoas, Beale com a babá de Maisie, Margo (Joanna Vanderham), e Susanna com o barman Lincoln (Alexander Skarsgård), apenas para se tornarem mais fortes e “estáveis” na batalha pelo direito de ficar com a criança.


Este cenário é apresentado, como diz o título, pelos olhos da protagonista, presente em todas as cenas e vítima do desequilíbrio dos pais. O refúgio da garota vem, de maneira inusitada, de seu relacionamento com a madrasta e o padrasto, que cuidam dela com mais respeito e amor que os próprios pais.

Sensível, inteligente e sem cair em um dramalhão desnecessário, o filme faz uma releitura moderna do romance de mesmo nome de Henry James, lançado em 1897. Os mais de cem anos que separam o livro da adaptação, que é ambientada nos tempos atuais em Nova York, mostram que a história é passível de ser lida em qualquer época. Constantemente presente na arte – mais ainda nos consultórios de psicólogos – os dramas entre famílias são velhos conhecidos de todo ser humano. Pela ótica de uma doce criança fica ainda mais interessante de se assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...