sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Gravidade e as razões que nos levam ao cinema


Os motivos que levam as pessoas ao cinema são oblíquos. Algumas vão simplesmente para dar risada e esquecer os problemas do cotidiano, outras pela pura admiração da arte, e por aí vai... Algumas querem sentir medo, outras, chorar. Nem sempre as buscas são satisfatoriamente concretizadas. Com alguma sorte, a pessoa sai da sala de cinema com mais do que foi buscar. E essa foi minha experiência com Gravidade.

Gravidade já estava na minha lista de “filmes para ver com urgência” assim que assisti ao primeiro trailer lançado no começo do ano passado. Intrigante, belo e complexo, o trecho me deixou ainda mais ansiosa ao ver a assinatura do diretor mexicano Alfonso Cuáron. Minha primeira experiência com o cineasta aconteceu quando eu tinha 12 anos, com A Princesinha. Lindo, sensível e levemente obscuro, o filme é encantador e marcou minha infância.

Agora, só um pouquinho mais velha, o diretor voltou a me impressionar. Ao fim de Gravidade sai do cinema feliz e impressionada. Nem peguei o costumeiro táxi para voltar para casa. Voltei caminhando, pensando na arte de viver, no recomeçar.


A beleza dos efeitos especiais e a magnitude da produção casam com perfeição com o marcante e surpreendente roteiro. Sandra Bullock interpreta, magnificamente, Ryan Stone, engenheira médica em sua primeira missão fora da Terra. Juntamente com outros astronautas, entre eles Matt Kowalski (George Clooney), Ryan sofre um acidente. O grupo é atingido por estilhaços de um satélite russo que, em alta velocidade, causam a destruição da nave que os levaria embora e a morte de boa parte da equipe.

Em certo ponto, flutuando pelo espaço, Ryan se vê à deriva. A luta pela sobrevivência levada ao extremo se mescla com a descoberta de si mesma. O renascimento é marcado pela belíssima cena em que ela entra em uma estação russa abandonada e, despida do peso da roupa de astronauta, respira fundo e flutua em volta de si mesmo, em posição fetal.

Já em cartaz há cerca de dois meses, o filme ainda pode ser encontrado em alguns cinemas por aí. Quem não viu, o faça. Quem já viu, abaixo está um vídeo muito interessante com os bastidores do filme.



Abaixo veja o trailer de Gravidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...