domingo, 12 de janeiro de 2014

Álbum de Família



“Somos apenas pessoas, algumas de nós acidentalmente conectadas pela genética, uma seleção aleatória de células. Nada mais”. A frase dita por Ivy (Julianne Nicholson), em um dos muitos momentos críticos de Álbum de Família, resume bem o grupo apresentado no filme dirigido por John Wells.

Na trama baseada na peça de mesmo nome vencedora do Pulitzer, as três irmãs Ivy, Barbara (Julia Roberts) e Karen (Juliette Lewis), se reúnem na casa da família depois da notícia do desaparecimento do pai (Sam Shepard). O retorno ao lar se torna insustentável por causa da mãe, Violet (Meryl Streep), uma mulher ríspida, que não poupa ofensas a cada um dos presentes, e vive sob o efeito dos muitos medicamentos que toma para amenizar as dores causadas por um câncer de boca.

Ao longo de alguns poucos dias que a família fica reunida, segredos são revelados, brigas são desencadeadas e um turbilhão de sutis acontecimentos costura a trama, que não encontra buracos para cair no marasmo. E impossível o seria pelo simples fato de ter uma perfeita Meryl Streep no centro das atenções.


Ácida, emotiva e dramática, a personagem de Meryl é daquelas que provoca as mais adversas reações, de compaixão a raiva, de lágrimas a risos incontroláveis. A atriz conduz o texto com maestria muito bem acompanhada pelo restante do elenco, que ainda conta com os atores Chris Cooper, Ewan McGregor, Juliette Lewis, Abigail Breslin e Benedict Cumberbatch.

Focado no grupo principal composto por 12 pessoas, o roteiro mescla longos diálogos com momentos de grandes silêncios, que, no entanto, não deixam de dizer algo.

Sem redenções, a história é crua e fatídica. A solidão dos indivíduos, mesmo dentro de uma casa com diversos familiares, e a sensação de que, realmente, não passam de pessoas aleatoriamente ligadas apenas pela genética é o tom geral da história.

A produção está bem cotada para figurar entre os principais indicados ao Oscar neste ano. No entanto, não brilhou no Globo de Ouro, exceto pelas atrizes Julia Roberts e Meryl Streep, indicadas nas categorias de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...