domingo, 5 de janeiro de 2014

A Vida Secreta de Walter Mitty



Walter Mitty é o tipo de personagem que ou você entende na hora, ou vai passar o filme inteiro o considerando um grande idiota. Para minha sorte, no quesito arte, e azar, no quesito vida, eu entendo Walter.

Vivido pelo ator Ben Stiller, também diretor do filme, Walter trabalha em uma revista como responsável pela seção de negativos. Sim, negativos, daqueles que viram fotos. A coisa é tão arcaica que parece surreal o simples fato de ainda existir. Quando o fim da publicação é anunciado, para que seja mantida apenas a versão virtual, o emprego dele é, também, o mais óbvio de acabar. Uma série de demissões é anunciada enquanto paira sobre os profissionais a “honra” de fazer a última edição da história da revista.

Fora a vida profissional em perigo, o personagem é um sonhador ambulante, daqueles que vivem mais na imaginação do que no mundo real. Apaixonado pela colega de trabalho, ele não tem coragem de convidá-la pessoalmente para sair. Caxias e fechado, Walter anota cada gasto, cuida com esmero da mãe viúva e da irmã mais nova, e nunca realizou o sonho de viajar pela Europa.


Tudo precisa mudar quando o negativo do melhor fotógrafo colaborador da revista, que pode render a foto de capa da última edição, desaparece. E Walter sai em busca do profissional, vivido por Sean Penn, que não possui endereço fixo e está sempre trabalhando em lugares inóspitos e/ou perigosos.  
Apesar de alguns pontos forçados do roteiro, o filme é uma bela experiência para os olhos e para as emoções. As escolhas de ângulos da câmera, algumas brincadeiras tipográficas entre cenas, e as paisagens épicas cumprem o papel de encher a vista de quem assiste. O entretenimento fica por conta dos momentos cômicos, tão atrelados a Stiller que difícil é imaginá-lo sem fazer rir, e do romance, bem representado por Kristen Wiig, no papel de Cheryl Melhoff.


Já a moral da história, o transcender do público, ou coisa que o valha, fica a cargo de quem assiste ao longa. Afinal, poucas coisas são mais tristes do que entrar e sair de um cinema sem levar embora nada na bagagem. E bagagem é algo que A Vida Secreta de Walter Mitty tem de sobra.

Um comentário:

Você também vai gostar de...