quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Looper – Assassinos do Futuro




 Sabe aquele filme que você não se interessa pelo título, nem pela trama, mas acaba assistindo por algum caminho do destino que te leva a comprar o ingresso e entrar na sala do cinema? Foi meu caso com Looper – Assassinos do Futuro. Não esperava nada do filme, mas logo na primeira cena ele já me surpreendeu e prendeu minha atenção.
Na trama, Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um looper, ou seja, um assassino que mata pessoas vindas do futuro. Para se livrar dos corpos, em 2072, a máfia que controla máquinas do tempo, envia pessoas vivas para 30 anos antes, e lá elas são assassinadas por esses loopers. A parte mais estranha desse "emprego" é quando um loop é fechado, que significa que o assassino acaba de matar ele mesmo. Depois que isso acontece, o looper se aposenta e vive da grana que juntou durante os próximos 30 anos antes de morrer.
O único grande problema é se o looper deixar sua vitima fugir, principalmente se essa vitima for ele mesmo. Que é o que acontece com Joe. Para viver a versão 30 anos mais velha do personagem, o escolhido foi Bruce Willis. No caso, Joseph passou por um processo de maquiagem e algumas próteses para ficar com o rosto bem parecido com o de Bruce. O resultado ficou muito bom, e os dois atores levam com tranquilidade a trama. 

 "Eu trabalho para uma organização de assassinos, em um cargo chamado Loopers. Quando essa organização do futuro quer alguém morto, eles preparam o pacote e me mandam para que eu o elimine. A regra é: nunca deixe seu alvo escapar... mesmo se ele for você mesmo" (Joe)

O roteiro e toda a parte da viagem no tempo é um pouco confusa, porém não atrapalha no desenvolvimento. O foco principal é a vida de Joe, o que ela foi e o que ela pode ser. Um garoto desregrado, viciado, e que não se importa com ninguém, só consigo mesmo e com seus planos. Após viver o que tinha de viver, encontra o grande amor da sua vida. Por causa dela, ele tenta mudar o futuro, voltando para o passado e se enfrentando. A idéia depois de escapar da morte é assassinar uma criança que será um grande e poderoso mafioso no futuro, responsável por fechar os loops e por separar Joe do seu amor.
Outro destaque da trama é a criança citada. Cid é um garoto com um temperamento forte e capacidades que certamente poderiam formar um terrível mafioso. Mas a figura controversa da criança gera um desconforto absurdo em todos, afinal, como matar um garotinho chorando pela mãe?
A mistura de dramas, bons diálogos, bons atores, e um final surpreendente fecham esse filme que sem querer assisti e faço questão de indicar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de...